Episódio 10 – RBI: Como o financiar

Avatar rbidoc.com | 12/10/2021

É a principal questão do RBI: como se financia?

Só os valores da evasão fiscal, corrupção, economia paralela e dinheiro desviado para paraísos fiscais asseguravam quase 50 mil milhões de euros que podiam ser aplicados nesta medida.

Mas tudo começa por avaliarmos com os reais custos económicos e sociais do actual paradigma e depois por gradualmente experimentar a implementação a nível local e regional antes de caminhar para uma solução nacional.  

Vem daí conhecer o RBI.

Oradores

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Philippe Van Parijs é um filósofo e economista político belga, conhecido como precursor moderno e principal defensor do Rendimento Básico Incondicional.

É um dos fundadores do BIEN (Basic Income European Network) que em 2004, passou a denominar-se “Basic Income Earth Network”, da qual é Presidente. 

Autor de várias obras literárias, estudou Filosofia, Direito, Economia Política, Sociologia e Linguística na Universidade de Saint Louis (em Bruxelas), e nas universidades de Louvain, Oxford, Bielefeld e Califórnia (Berkeley). Possui doutoramentos em Ciências Sociais (Louvain) e Filosofia (Oxford).

É professor da Faculdade de Ciências Económicas, Políticas e Sociais da Universidade Católica de Louvain, bem como, professor visitante na Universidade de Harvard e no Instituto KuLeuven de Filosofia.

Trabalhou ainda como professor visitante em diversas Universidades de todo o mundo, tais como de Amesterdão, Manchester, Siena e Quebec (Montreal), a Academia Russa de Ciências, a Academia de Ciências Sociais da China, a Universidade Autónoma de Barcelona, a École Normale Supérieure em Paris e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

É membro da Academia Real de Ciências da Bélgica, Academia Real de Artes da Bélgica, Instituto Internacional de Filosofia, Academia Europeia de Artes e Ciências e da Academia Britânica. 

Em 2001, recebeu o Francqui, o mais conceituado prémio científico belga, concedido anualmente desde 1933 pela Fundação Francqui, em reconhecimento às conquistas de pesquisadores belgas com idade inferior a 50 anos.

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Óscar Afonso é Professor catedrático na Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Licenciado, Mestre e Doutor em Economia na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, lecciona nos três ciclos de estudos – licenciatura, mestrados e doutoramento – e é Director do Mestrado em Economia e Gestão Internacional na Faculdade de Economia do Porto.

É membro fundador do NIFIP (Núcleo de Investigação em Finanças Públicas e Política Monetária), do OBEGEF (Observatório de Economia e Gestão de Fraude, sendo actualmente o seu Presidente) e CEFUP (Centro de Estudos em Economia e Finanças da Universidade do Porto). É autor e co-autor de vários livros, escreveu mais de 90 artigos em revistas científicas internacionais, de inúmeros working pappers e de comunicações em congressos internacionais. Colabora com diversos jornais e revistas da imprensa portuguesa – em particular, Público, Expresso, Visão, Dinheiro Vivo, “I”.

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Filipe Moreira Alves é Investigador na Faculdade de Ciências da Universidade Nova de Lisboa, e actualmente, encontra-se envolvido em projectos europeus de investigação-acção, como por exemplo, os projectos BASE, SIRCLE e GO TO DIVERS, com áreas de pesquisa abrangentes que vão do empreendedorismo social à economia ecológica, moedas complementares e pesquisa-acção participativa. 

Licenciado em Economia e Mestre em Economia e Políticas Públicas, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE), na Universidade de Lisboa, é actualmente doutorando na área das Políticas para o Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas.

É cofundador de diversas associações e cooperativas como Biovilla, Coopérnico, ECOLUTION e Conexão Lusófona.

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Karl Widerquist, Filósofo e professor de Filosofia na Georgetown University-Qatar, é especialista em matérias de justiça distributiva.

Possui dois doutoramentos, em Teoria Política pela Oxford University e Economia pela City University of New York.

Editor fundador da revista ‘Basic Income Studies’ e autor de vários livros. Publicou também mais de vinte artigos académicos em revistas conceituadas como a ‘Raisons Politiques’, em áreas tão diversas como Economia, Política, Filosofia e Antropologia.

 Foi co-presidente e vice-presidente do BIEN (Basic Income European Network) e um dos fundadores da US Basic Income Guarantee Network.


340 Views 0 Ratings Rate it

Comentários

Este artigo tem no responses.

Deixar um comentário