Episódio 11 – RBI: Portugal, Europa e Mundo

Avatar rbidoc.com | 12/10/2021

O RBI não é uma ideia nova. Na verdade, desde o século XVI que vários historiadores a apresentam como solução para uma sociedade mais justa e digna. No Mundo e na Europa, vários projectos piloto de grande sucesso mostram que o RBI se adapta a muitas realidades e que os resultados são promissores.

Portugal estar no momento crucial para o desenvolvimento de um projecto piloto. 

Queres saber como seria? 

Vem daí conhecer o RBI.

Oradores

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Sara Constantino é Cientista e Investigadora na Universidade de Princeton e trabalha em vários centros, escolas e institutos de Princeton, incluindo o Andlinger Center for Energy and the Environment, a School of Public and International Affairs e o High Meadows Environmental Institute. De destacar a participação activa em projectos piloto no âmbito do Rendimento Básico Incondicional, como é exemplo o projecto de Maricá. 

Detém bacharelato nas áreas da Psicologia, Economia e Literatura pela McGill University, Mestrado em Economia pela University College London e Doutoramento em Ciências Cognitivas pela New York University.

Paralelamente ao trabalho académico, trabalhou como editora na Nature Human Behavior e como consultora, bolseira de investigação e analista de dados em projectos com várias instituições, incluindo a Economist, a Economist Intelligence Unit, o Banco Mundial, o Institute for Fiscal Estudos e o Jain Family Institute.

Ministrou cursos sobre Ciências Sociais e Meio Ambiente, Economia Comportamental, Gestão de Risco, Negociação e Resolução de Conflitos, Psicologia e Métodos Computacionais e Matemáticos na Universidade de Nova York, Universidade de Columbia e Universidade de Princeton.

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Philippe Van Parijs é um filósofo e economista político belga, conhecido como precursor moderno e principal defensor do Rendimento Básico Incondicional.

É um dos fundadores do BIEN (Basic Income European Network) que em 2004, passou a denominar-se “Basic Income Earth Network”, da qual é Presidente.

Autor de várias obras literárias, estudou Filosofia, Direito, Economia Política, Sociologia e Linguística na Universidade de Saint Louis (em Bruxelas), e nas universidades de Louvain, Oxford, Bielefeld e Califórnia (Berkeley). Possui doutoramentos em Ciências Sociais (Louvain) e Filosofia (Oxford).

É professor da Faculdade de Ciências Económicas, Políticas e Sociais da Universidade Católica de Louvain, bem como, professor visitante na Universidade de Harvard e no Instituto KuLeuven de Filosofia.

Trabalhou ainda como professor visitante em diversas Universidades de todo o mundo, tais como de Amesterdão, Manchester, Siena e Quebec (Montreal), a Academia Russa de Ciências, a Academia de Ciências Sociais da China, a Universidade Autónoma de Barcelona, a École Normale Supérieure em Paris e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

É membro da Academia Real de Ciências da Bélgica, Academia Real de Artes da Bélgica, Instituto Internacional de Filosofia, Academia Europeia de Artes e Ciências e da Academia Britânica. 

Em 2001, recebeu o Francqui, o mais conceituado prémio científico belga, concedido anualmente desde 1933 pela Fundação Francqui, em reconhecimento às conquistas de pesquisadores belgas com idade inferior a 50 anos.

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Cristina Rodrigues, Jurista e Deputada na XIV legislatura. 

Tem Mestrado em Ciências Jurídico-Empresariais e é actualmente doutoranda em Ciências Jurídico-Criminais na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Durante a legislatura transacta, desenvolveu várias iniciativas legislativas no Parlamento português, das quais se destaca uma iniciativa legislativa que propunha o estudo da implementação de um projecto piloto do Rendimento Básico Incondicional em Portugal, tendo sido, até ao momento, a única iniciativa nesse âmbito.

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Rui Pereira é o Coordenador do pioneiro projecto piloto de RBI em Alcácer do Sal (sua terra natal). É licenciado em design multimédia pela Universidade da Beira Interior e é formado em Educação Executiva e Liderança pelo MIT- Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos da América.

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Saskia Bricmont é uma política belga, Eurodeputada dos Verdes/ Aliança Livre Europeia, eleita em 2019.

No Parlamento Europeu, o seu trabalho desenvolve-se, sobretudo, na Comissão de Liberdades Civis, Justiça e Assuntos Internos (desde 2019) e na Comissão de Comércio Internacional (desde 2020).

Para além das Comissões, faz parte da delegação do Parlamento Europeu para as Relações com os países do Magrebe e com a União do Magrebe Árabe. 

É também membro do Intergrupo do Parlamento Europeu para os Direitos LGBTI e do Intergrupo do Parlamento Europeu para o Bem-estar e Conservação dos Animais.


321 Views 0 Ratings Rate it

Comentários

Este artigo tem no responses.

Deixar um comentário