Episódio 2 – RBI: Tecnologia, emprego e empresas

Avatar rbidoc.com | 12/10/2021

Ter um emprego para a vida toda que garanta a tua estabilidade económica e financeira?

A verdade é que não sabemos se isso é possível, o mundo do trabalho, como o conhecíamos, mudou. As máquinas tomaram o lugar de muitas pessoas e, até os trabalhadores mais qualificados, vivem na iminência de ser substituídos por robots e pela inteligência artificial.

Como podemos agir depressa e contornar a rapidez do desenvolvimento tecnológico? Vivemos um tempo sem igual, onde o desafio do desemprego tecnológico é uma realidade crescente, numa sociedade frágil, com um Estado social baseado no crescimento económico infinito.

Não tinhas pensado nisso? Queres saber mais?  Então, vem daí conhecer o RBI!

Oradores

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Carla Guapo da Costa é professora universitária no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. (https://www.iscsp.ulisboa.pt/pt/institucional/docentes/docentes/carla-margarida-barroso-guapo-da-costa )

No que concerne ao capítulo da investigação, cumpre referir que, é investigadora do Centro de Administração e Políticas Públicas.

Além da produção de várias publicações e de manuais pedagógicos, é colaboradora nas missões do ISCSP de Cooperação para o Desenvolvimento e Auditora de Defesa Nacional.

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Carlos Moedas é engenheiro civil, economista e político.

Em 26 de Setembro de 2021, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Lisboa. (https://www.lisboa.pt/municipio/camara-municipal/executivo-1 )

Antes, foi Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro no XIX Governo Constitucional, entre 2011 e 2014 e Comissário Europeu (2014-2019), havendo-lhe sido atribuída pelo Presidente da Comissão Europeia à data, Jean-Claude Juncker, a pasta da Investigação, Ciência e Inovação, ficando responsável pelo maior programa-quadro de sempre de investigação e inovação da União Europeia (Horizonte 2020), com um orçamento de 80 mil milhões de euros.

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Pedro Duarte licenciou-se em Direito, pela Universidade Católica Portuguesa, e detém um mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus pelo ISEG - Lisbon School of Economics and Management.

Foi Deputado na Assembleia da República, eleito sucessivamente pelo círculo do Porto nas legislativas de 1999, 2002, 2005 e 2009. 

Presidiu à Comissão Parlamentar de Juventude e Desporto, entre 1999 e 2001, e de Educação, Ciência e Cultura, de 2002 a 2004.

Foi ainda vice-presidente do Grupo Parlamentar do PSD e do Youth of the European People's Party, entre 2003 e 2005.

 Foi Secretário de Estado da Juventude do XVI Governo Constitucional, chefiado por Pedro Santana Lopes. É, desde 2011, Director de Corporate Affairs da Microsoft Portugal (https://news.microsoft.com/pt-pt/2021/05/06/microsoft-reforca-a-protecao-de-dados-com-o-anuncio-do-plano-de-limitacao-de-dados-no-espaco-europeu-para-os-seus-servicos-na-cloud/ ) e, ainda, presidente do Conselho Estratégico da Economia Digital da Confederação Empresarial de Portugal (https://cip.org.pt/cip-cria-conselho-estrategico-para-a-economia-digital/ ).

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Nuno Brito Jorge é o fundador da GoParity (https://goparity.com/pt-pt?gclid=Cj0KCQjwtrSLBhCLARIsACh6RmjdlWQAjY2NUQGDkChpa8qp5A1nQ-j6YLUSkOAGKLUjWRw4GOdmgOIaAnRfEALw_wcB ), bem como, presidente da direcção da Coopérnico, primeira cooperativa de energias renováveis em Portugal (https://www.coopernico.org/ ). 

Por fim, é um destacado membro do Founders Founders, um clube informal de fundadores de startups portuguesas que promove a partilha de conhecimento e experiência entre empreendedores.

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Dagogo Altraide, mais conhecido como ColdFusion, é um Youtuber australiano, empresário, produtor musical, autor e influenciador. 

A criação do canal do Youtube “ColdFusion” assistiu a um crescimento estrondoso, havendo chegado ao astronómico número de 2,3 milhões de assinantes, o qual, além de apresentar variados conteúdos (música e documentários por exemplo), serve como plataforma de debates sobre Ciência e Tecnologia, cujos vídeos têm aparecido profusamente em museus, salas de aula e exposições. 

O canal tem neste momento uma parceria com a TEDx e tem trabalhado com várias marcas, onde se destaca a Intel. (https://www.youtube.com/channel/UC4QZ_LsYcvcq7qOsOhpAX4A )


671 Views 4.5 On 2 Ratings Rate it

Comentários

Este artigo tem no responses.

Deixar um comentário