Episódio 7 – RBI: saúde preventiva

Avatar rbidoc.com | 12/10/2021

Vivemos para tratar a doença e esquecemos que o mais importante é cuidar da nossa saúde. 

A sociedade não previne doenças físicas e mentais e a pandemia expôs os graves problemas de depressão, stress, ansiedade, suicídio. 

É possível ultrapassar as estatísticas e garantir que a saúde é uma prioridade desde o primeiro dia de vida?

A resposta pode estar aqui. Vem daí conhecer o RBI.

Oradores

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Nuno Alvim tem formação superior na área do Direito e Criminologia, havendo laborado nesta área alguns anos. Não demorou muito a perceber que a sua efectiva vocação passaria pela gestão organizacional sem fins lucrativos.

É Presidente da Direcção da Associação Vegetariana Portuguesa, uma ONG lusa que promove uma dieta baseada em vegetais, assumindo um relevante papel de envolvência em particularmente envolvido em lobby político, que acabou por ser determinante na aprovação de uma lei inovadora que obriga a fornecer refeições vegetarianas estritas em todos os estabelecimentos públicos portugueses.

Esteve, igualmente, na cofundação do “Portugal sem Touradas”, um projecto em rede que visa banir as touradas da cultura portuguesa, bem como, da “The Kind Lab”, uma empresa de produção de cosméticos vegan e cruelty-free com sede em Santa Maria da Feira.

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Henrique Barros licenciou-se em Medicina em 1981 e é professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, havendo adquirido o título de assistente hospitalar de Gastrenterologia e, subsequentemente, concluído o doutoramento com uma investigação epidemiológica sobre hepatites víricas.

Actualmente, é Presidente do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e líder do Conselho Nacional de Saúde, órgão consultivo do Governo em matéria de política de saúde.

Trabalhou na criação dos mestrados de saúde pública, epidemiologia, educação para a saúde e sociologia e saúde e dos programas de doutoramento em saúde pública da Universidade do Porto e em Saúde Pública Global, programa académico financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Ao longo do seu percurso, tem desenvolvido trabalho de investigação em projectos nacionais e internacionais, em áreas como a epidemiologia clínica e perinatal, doenças cardiovasculares, infecciosas e o cancro.

Foi, igualmente, coordenador do programa nacional para a infecção VIH/Sida de 2005 a 2011 e Presidente da Associação Portuguesa de Epidemiologia entre 2013 e 2015.

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Jorge Félix Cardoso é médico e assessor parlamentar no Parlamento Europeu. É autor da dissertação de mestrado “Uma crítica às teorias da justiça em saúde e um esquema de Rendimento Básico Incondicional como paradigma para novas intervenções de saúde pública”, pela Universidade do Minho.

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Francisco Miranda Rodrigues é o actualBastonário da Ordem dos Psicólogos.

Psicólogo, especialista em Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações e em Psicologia da Saúde Ocupacional, é ainda consultor comportamental e em matérias de Liderança.

Enquanto psicólogo, exerce actividades na direcção e gestão de recursos humanos, qualidade, ambiente e higiene, saúde e segurança no trabalho, treino de competências de comunicação, sócio-emocionais, mediação e resolução de conflitos.

É também consultor em desenvolvimento pessoal e organizacional, insights comportamentais, liderança, eficácia pessoal e de equipas, e especialista em gamificação.

Tem formação pós-graduada em psicoterapia e aconselhamento educacional na Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva (APTCC) e é doutorando em Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Louise Haagh é professora no departamento de Política da Universidade de York, especialista em segurança económica e um dos nomes mais sonantes no âmbito da temática referente ao Rendimento Básico Incondicional.

É co-editora-chefe da revista académica Basic Income Studies  e presidente da Basic Income Earth Network, incidindo parte do seu trabalho sobre o Rendimento Básico Incondicional e a sua umbilical ligação com o desenvolvimento democrático da economia e a justa redistribuição de rendimentos.

Conta com participações, enquanto especialista, em instituições internacionais, como o Conselho da Europa e a Organização Mundial da Saúde . 

(https://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0008/404387/20190606-h1015-ubi-policies-en.pdf - estudo denominado “Universal basic income policies and their potential for addressing health inequities Transformative approaches to a healthy, prosperous life for all”)


637 Views 0 Ratings Rate it

Comentários

Este artigo tem no responses.

Deixar um comentário