Episódio 1 – RBI: O que é?

Avatar rbidoc.com | 05/11/2021

Rendimento Básico Incondicional ou RBI. Conheces a sigla? É provável que não. Mas nós vamos, ao longo dos próximos meses, explicar o que é.

O Rendimento Básico Incondicional (RBI) representa uma medida discutida em todo o mundo e que começa a ser falada na Europa e em Portugal e que tem um objetivo concreto. Garantir que todos os cidadãos estão livres da pobreza e a da exclusão social, através da atribuição deste rendimento.

Ao longo de 12 episódios vamos questionar o panorama social, económico e ecológico do país e demonstrar que é urgente uma alternativa credível para erradicar a pobreza, as desigualdades, combater a corrupção, mitigar os impactos das alterações climáticas e garantir a liberdade e prosperidade de famílias, empresas, do Estado. Em suma, de todos.

Queres saber mais?

Vem daí conhecer o RBI!

Oradores

Roberto Merrill

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Roberto Merrill é professor auxiliar do Departamento de Filosofia da Universidade do Minho, onde dirige o mestrado de Filosofia Política. É investigador do Centro de Ética, Política e Sociedade, onde dirige o projecto de investigação sobre “Rendimento Básico Incondicional”, composto por uma equipa de investigadores de reconhecido mérito internacional. (http://ceps.ilch.uminho.pt/researchers/17 )
Além de ter assumido a presidência da Associação Portuguesa pelo Rendimento Básico Incondicional (http://rendimentobasico.pt/associacao-rbi-p/ ), é também, professor auxiliar convidado no mestrado em Políticas Públicas do ISCTE e investigador associado do CEVIPOF (Sciences Po-Paris).

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Ana Catarina Neves encontra-se, actualmente, a trabalhar no seu doutoramento em Filosofia, com uma tese sobre a justificação filosófica para o Rendimento Básico Incondicional, com ênfase nas noções de trabalho/emprego e do conceito de reciprocidade. Recebeu recentemente a bolsa individual de doutoramento da FCT.
É também professora assistente na Nova School of Business and Economics em Lisboa, nas disciplinas de estratégia, desafios globais e sustentabilidade. (http://ceps.ilch.uminho.pt/researchers/24)
Para além do vector académico, desempenhou, nos últimos anos, funções como consultora de sustentabilidade, em projectos de avaliação de impacto, reporting e envolvimento de partes interessadas.
Detém licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais pela NOVA/FCSH Lisboa e mestrado em gestão de empresas sociais pela Nova School of Business and Economics, Lisboa.

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Tiago Granja é terapeuta ocupacional, apresentando como actividade paralela, a venda de cadeiras de rodas e material de reabilitação.

VER ENTREVISTA COMPLETA (BREVEMENTE)

Joaquim Granja encontra-se, merecidamente, na reforma.


1067 Views 5 On 3 Ratings Rate it

Comentários

Este artigo tem one response.

Deixar um comentário